quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

O Ateísmo Nada Tem a Me Oferecer

Ele não me traz conforto ou certeza 

Nele não há nenhum ensinamento ou dever 

Nele não há ilusões de grandeza.


Jamais me disse como devo pensar

Jamais me trouxe saber ou inspiração

Ele não me obriga a crer sem duvidar

Não me ameaça com a eterna punição.


Não torna minha vida mais contente

É indiferente quando imploro

Não promete a cura quando estou doente

E não me traz alento quando choro.


Nele não encontro nenhum conselho

Nenhuma resposta, nenhuma indagação

Ele não me pede para cair de joelhos

Ou passar a vida pedindo perdão.


Ele não me oferece a tola felicidade

De me achar um escolhido entre tanta gente

Ele não me induz a cometer maldades

Para glória de um deus ausente.


O ateísmo não me ensina a odiar

Ou discriminar os diferentes de mim

Não proíbe os iguais de amar

Não me diz o que é bom ou ruim.


Não me diz que a vida vale a pena

O ateísmo nada me oferece, é verdade

Mas como a realidade me basta, e só quero viver o que sou

Então o ateísmo me oferece tudo, tudo que um dia a religião me roubou.

.

Esta é uma versão livre do poema "Atheism Is" de Richard Coughlan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crueldade...

Um Universo de tamanho incomensurável. Com incontáveis galáxias. Galáxias com bilhões e bilhões de estrelas. Muitas e muitas dessas estrelas...